Sabemos que a tarefa do gestor escolar é grandiosa, por isso, alguns elementos demarcam a qualidade da gestão de uma escola:
- Acreditar na possibilidade de mudança é qualidade;
- Cumprimentar, com notada educação e atenção, cada uma das pessoas que estão na escola ou que adentram o espaço da mesma é qualidade;
-Estabelecer uma rotina de todos os envolvidos que recebem a comunidade na escola também é qualidade;
- Organizar agendas, eventos, reuniões, compromissos, tendo em vista os objetivos e metas traçados coletivamente no Projeto Político Pedagógico da escola é qualidade;
- Demonstrar cautela (não aceitar a primeira informação de erro como verdadeira absoluta) diante de problemas que surjam no âmbito da escola e nas relações com outras instâncias do sistema é qualidade;
- Respeitar e cuidar do patrimônio público, não tomando-o como privado, é qualidade;
- Ser atencioso com alunos, pais, professores, funcionários da escola, equipes pedagógicas das regionais, etc. é qualidade;
- Organizar e publicizar uma agenda com antecedência de, no mínimo, 10 dias, sem trocar constantemente datas e combinados (voltando atrás), é qualidade;
- Distribuir tarefas, equitativamente, entre os demais membros da equipe gestora, descentralizando decisões e poder é qualidade;
- Ter paciência é qualidade;
- Não prometer o que está além das possibilidades é qualidade, principalmente, porque se prometer e não cumprir, o crédito depositado em você reduzirá a olhos vistos;
- Promover ações de inclusão, combatendo posturas de preconceito e exclusão é qualidade;
- Promover a participação democrática da comunidade em geral é qualidade;
- Dialogar com pais, professores, alunos, funcionários é qualidade;
[...]
Bem, eu poderia elencar mais um conjunto de elementos que podem servir como indicadores objetivos de qualidade...Que tal, você, gestor, pensar um pouco a respeito e preencher a lista acima???
Boa leitura e bom trabalho!
Ivan Amaro
Nenhum comentário:
Postar um comentário