História em Quadrinhos na Sala de Aula, de Flávio Calazans. São Paulo, Paulus, 2004.
Flávio Calazans é um importante autor de quadrinhos e um respeitado pesquisador da área, tendo coordenado o Grupo de Trabalho de Quadrinhos do Congresso Intercom de Comunicação. Durante algum tempo ele ministrou aulas para professores da rede estadual de ensino de São Paulo e o livro é resultado dessa experiência. O capítulo mais interessante é o "Quadrinhos produzidos como forma de apoio ao ensino", em que o autor analisa várias histórias em quadrinhos com conteúdo didático e dá dicas para avaliar livros didáticos que usam a linguagem de quadrinhos.
Como Usar Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula, de Ângela Rama e Waldomiro Vergueiro (org.). São Paulo, Contexto, 2004.
Waldomiro Vergueiro é um importante pesquisador da área e coordena um grupo de estudos sobre quadrinhos na ECA-USP. O livro, além de analisar o uso dos quadrinhos na sala de aula e fornecer uma "alfabetização" geral sobre a linguagem de quadrinhos, fornece dicas para uso dos gibis nas aulas de língua portuguesa, geografia, história e artes.
Gen, Pés Descalços, de Keiji Nakazawa. São Paulo, Conrad, 2003.
Essa história em quadrinhos foi feita por um sobrevivente de Hiroshima e fala de um evento que mudou o mundo: a explosão da bomba atômica. É uma leitura forte, que tem sido usada em escolas de todo mundo para explicar o que foi a II Guerra Mundial de um ponto de não-oficialesco.
Palestina, de Joe Sacco. São Paulo, Conrad, 2003.
www.planetaeducacao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário