quinta-feira, 18 de setembro de 2014

AULA 02: Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização


Nesta aula, sugiro algumas atividades para começarmos a compreender como se organiza o Ensino Fundamental de 9 Anos e as possibilidades de organizar o trabalho no cotidiano da sala de aula. Antes, porém, iniciaremos com a criação de seu blog. 
Adicionar legenda

ATIVIDADE 1: CRIANDO O BLOG
1. Primeiro, leia e siga as seguintes orientações que se encontram em: "Como fazer um Blog Blogspot".
2. Crie um endereço de  fácil lembrança, anote-o, com cuidado especial a todas as letras e/ou caracteres diferenciados. Qualquer elemento digitado erroneamente, evitará o seu acesso ao Blog. Anote em lugar seguro o endereço, o login e a senha. Em sua primeira postagem, faça uma breve apresentação, indicando suas expectativas de aprendizagem em relação à disciplina EEPP IV. 
3. Explore as ferramentas disponíveis na Barra de Ferramentas da postagem. 

Por enquanto, faremos apenas isto. Nas próximas aulas, vamos trabalhar com a edição do blog e demais ferramentas disponíveis. Não se preocupe, aos poucos, aprenderá como utilizar melhor o Blog.


Revista Gestão Escolar

 ATIVIDADE 2: LEITURA COMPARTILHADA E ELABORAÇÃO DE SÍNTESE ESQUEMÁTICA

Agora, passaremos para a segunda atividade. 
Serão formados 5 Grupos de Trabalho (GTs)
        Cada grupo poderá ser composto por até 6 pessoas.




O próximo passo é fazer a leitura compartilhada do seguinte documento: "Ensino Fundamental de Nove Anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade", organizado pela SEB (Secretaria de Educação Básica) do MEC (Ministério da Educação).

Cada grupo ficará responsável por ler e discutir um texto. Abaixo, as indicações para cada um dos grupos:

Grupo 1: "As diversas expressões e o desenvolvimento da criança na escola" - Ângela Meyer Borba e Cecília Goulart - p. 47

Grupo 2: "As crianças de seis anos e as áreas do conhecimento" - Patrícia Corsino - p. 57

Grupo 3: "A organização do trabalho pedagógico: alfabetização e letramento como eixos orientadores" - Cecília Goulart - p. 85

Grupo 4: "Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão" - Telma Ferraz Leal, Eliana Borges Correia de Albuquerque e Artur Gomes de Morais - p. 97

Grupo 5: "Modalidades organizativas do trabalho pedagógico: uma possibilidade" - Alfredina Nery

O objetivo da leitura dos textos é levantar as principais ideias e organizá-las em esquema de tópicos. Após a finalização, cada um deverá postar em seu blog, refletindo sobre a atividade em grupo: indicar aspectos positivos, negativos e aprendizagens novas. Para enriquecer sua postagem, você poderá colocar exemplos encontrados na prática cotidiana por meio de imagens, vídeos, reportagens, textos, etc.

Na próxima aula, dia 01/10, teremos a contribuição da Profa. Msc. Claudia Lino, Orientadora Pedagógica da SME - Duque de Caxias.

Na aula seguinte, dia 08/10, cada grupo fará a apresentação das sínteses.  Qualquer dúvida, é só comentar aqui mesmo. Basta clicar em "comentários". Responderei o mais breve possível.

Para complementar, sugiro uma leitura rápida dos seguintes slides:

 

Bom trabalho!
Ivan Amaro

2 comentários:

Unknown disse...

Olá professor!
Já fiz o meu blog e a minha apresentação, espero que goste!
Abraços!

http://larissasantospedagogia.blogspot.com.br/

Caroline Alencar disse...

Oi, professor :)

Criei o blog, mas em outra plataforma! Como eu disse em sala, eu fiz uma atividade parecida em outra disciplina e tenho conhecimento sobre ela porque já trabalhei com a ferramenta, então só precisei criar um novo endereço em cima do cadastro que já possuo! Espero não ter problemas...

Já fiz algumas considerações por lá e venho aqui compartilhar o endereço: alencarcaroline.wordpress.com

Até a próxima aula!

Fábrica de Resenha

OS SIMPSONS - O FILME (2007)
Quarta-feira, retorno de mais um dia de trabalho!
"O que fazer?" Diria a minha mais nova antiga amiga Cida.
"Ah, já sei... Vamos assistir ao filme dos Simpsons?"
Fiquei um tanto quanto em choque, mas mantive a classe... É que não tinha a mínima noção de que ela tivesse uma atração pela família Simpsons. Nunca tinha ouvido ela comentar a respeito.

"Eh, eh...vamos, sim" - respondi, sem conotar nenhum tipo de ironia ou desconforto. Ela não percebeu.
A sala de cinema quase toda a nossa disposição...
Inicia-se, então, um dos representantes mais críticos do "modus operandi" do "american way life"...

Claro que é uma crítica muito lúcida e, talvez, muito atormentada do modo de viver e pensar americano.

"Os Simpsons - o filme" não diferem quase nada do que já estamos acostumados a acompanhar pela televisão: crítica cáustica ao próprio modo de vida americano, posturas mais do politicamente incorretas, exacerbação nada ufanista e escrachada, enfim, o verdadeiro rosto de muitos americanos que se sentem os donos do mundo, os donos do poder...

O humor atroz, vivaz, inteligente leva-nos a um misto de pensamento filosófico, psicológico, sociológico, antropológico... Principalmente, para nós, educadores que adoramos "teorizar" sobre o mundo!! As situações "cômicas" assumem vieses, muitas vezes, de profunda reflexão sobre o mundo, sobre as pessoas, sobre costumes, hábitos e culturas.

No início, em plena igreja, o vovô Simpson é possuído por um espírito e faz premonições catastróficas. A cena do espírito incorporado é, no mínimo, intrigante, pois era quase visível a sobreposição de outras imagens que nos lembram grandes ritos de determinadas igrejas em nosso país. A alienação se coloca como eixo.

A catástrofe anunciada envolve o ataque cruel da humanidade sobre a natureza e, conseqüentemente, a sua vingança. Lisa Simpson, com seu tom politicamente correto, assume a defesa do meio-ambiente. As reações da população de Springfield ao trabalho de conscientização de Lisa em muito se assemelham a posição tomada pelo EUA, no protocolo de Kyoto: "tô nem aí, não tenho nada com isso".

E quem é que provoca o maior "desastre ambiental", em Springfield. Não poderia ser ninguém menos do que Homer!! Obviedade característica!

Não poderia faltar, óbvio, a figura do presidente americano. Mas, não pensem que é o Bush quem aparece. O "Presidente dos EUA" é retratado pelo "rascunho" de ator e "dublê" de governador, o Sr. A. Schwarnegger.

Assim, a cidade é isolada por uma redoma devido ao caos ambiental causado por Homer. A partir daí, o conflito se instaura. A família simpson se vê pressionada a fugir da cidade para o Alaska. E os fatos finais reservam doses certas de gargalhadas e alguma reflexão, se é que ainda é possível refletir sobre alguma coisa mais a esta altura da narrativa.

O que fica como resultado é que o filme convence, diverte e leva-nos a pensar...e muito! Bom filme! Vale a pena!

Ivan Amaro, em 05/09/2007







Portfólios Eletrônicos EEPP III 2011

Propósitos Gerais - EEPP 2

1- Utilizar diversas ferramentas tecnológicas disponíveis na internet, proporcionando a expressão de ideias, pensamentos, reflexões e práticas por meio de linguagens diferenciadas, com a intenção de evidenciar as suas aprendizagens diversas, múltiplas;

2. Evidenciar a integração entre teoria e prática no âmbito dos aspectos de organização da escola em ciclos, no ensino fundamental (princípios, práticas, projeto político pedagógico, planejamento escolar, avaliação,organização curricular, organização do trabalho pedagógico);

3. Evidenciar os processos de aprendizagem relativos aos conhecimentos específicos apresentados na ementa da disciplina Escola Espaço Político Pedagógico 2;

4. Vivenciar a avaliação formativa como princípio teórico/prático para o trabalho pedagógico do professor e dos graduandos de modo a propiciar uma atuação conjunta para promover as aprendizagens, além de servir como prática para pensar e praticar formas alternativas de avaliação na escola básica;

5. Sistematizar as produções para evidenciar os progressos de suas aprendizagens; por meio de reflexões consistentes, fundamentadas, ilustradas com situações do cotidiano escolar;

6. Utilizar linguagens diversas como forma de expressão das reflexões, das aprendizagens.

Propósitos Gerais - EEPP 4

1. 1- Utilizar diversas ferramentas tecnológicas disponíveis na internet,
proporcionando a expressão de ideias, pensamentos, reflexões e
práticas por meio de linguagens diferenciadas, com a intenção de
evidenciar aprendizagens múltiplas;

2. 2- Proporcionar a integração entre teoria e prática no âmbito dos
aspectos de organização da escola do ensino fundamental (projeto político pedagógico, planejamento escolar, avaliação, organização curricular);

3. 3- Evidenciar os processos de aprendizagem relativos aos conhecimentos específicos apresentados na ementa da disciplina Escola Espaço Político Pedagógico 4;

4. 4- Vivenciar a avaliação formativa como princípio teórico/prático para o trabalho pedagógico do professor e dos graduandos de modo a propiciar uma atuação conjunta para promover as aprendizagens, além de servir como prática para pensar e praticar formas alternativas de avaliação na escola básica;

5. 5- Sistematizar as produções para evidenciar os progressos nas aprendizagens; por meio de reflexões consistentes, fundamentadas;

6. 6- Utilizar linguagens diversas como forma de expressão das reflexões, das aprendizagens.