Pessoal, na última semana, discutimos os seguintes textos:
- ESTEBAN, Maria Teresa. A avaliação no cotidiano escolar. (p.07 – 24) IN: ESTEBAN, Maria Teresa (org.) Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 6. Ed., Petrópolis: DP et Alii, 2008.
- ÁLVAREZ MÉNDEZ, Juan Manuel. O campo semântico da avaliação: mais além das definições. (p. 13 – 27). IN: ÁLVAREZ MÉNDEZ, Juan Manuel. Avaliar para conhecer. Examinar para excluir. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
- VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Compreendendo a avaliação formativa. (p. 13 – 42). IN: VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. (Org.). Avaliação formativa: práticas inovadoras. Campinas, SP: Papirus, 2011.
- AMARO, Ivan. O portfólio eletrônico na formação de professores: caleidoscópio de múltiplas vivências, práticas e possibilidades da avaliação formativa. (p. 167 – 191). IN: VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. (Org.). Avaliação formativa: práticas inovadoras. Campinas, SP: Papirus, 2011.
A atividade avaliativa constitui-se de três questões orientadoras para que possam respondê-las, indicando domínio das principais ideias dos textos.
É preciso que cada um faça, pelo menos, 03 (três) comentários, demonstrando clareza das ideias, estabelecendo um diálogo com os demais colegas e relacionando com a realidade profissional.
Em seus comentários, procurem indicar potências para que a avaliação da aprendizagem passe por mudanças deixando seu foco no paradigma tradicional.
1). Os textos, em sua essência, apontam para a perspectiva de que é possível mudar a avaliação no cotidiano escolar. Apresente os argumentos que os/as autores/as utilizam para defesa de uma avaliação mais voltada para a melhoria das aprendizagens. Se possível, aponte alguns exemplos em que já se exercita este tipo de avaliação.
2). Assista ao vídeo abaixo e comente-o, correlacionando com o texto de Álvarez Méndez, apontando as características que ele aponta para uma avaliação voltada para uma perspectiva de aprendizagem significativa, em contraposição com a ideia de aprendizagem tradicional (mecânica, memorizativa). No vídeo, entretanto, há ainda muitas marcas de gerações passadas das avaliações. Comente este vídeo, buscando identificar aspectos mais formativos da avaliação praticada.
3). Nos textos de Villas Boas (2011) e de Amaro (2011), há uma discussão teórica/prática que defende a materialização da "Avaliação Formativa". Sabendo que a concepção de avaliação como medida ainda está muito presente, mas que há experiências de resistência a este modelo e caminham na perspectiva de mudanças, comente a seguinte reportagem: "Avaliar para ensinar melhor". A reportagem mostra que há práticas que se diferenciam do modelo tradicional de avaliação. Com base nos textos e na reportagem, aponte três (03) propostas a médio e longo prazo para que, em seu trabalho/prática a avaliação se torne mais ancorada em princípios formativos e mais distantes dos modelos classificatórios, somativos e punitivos.
Boa discussão e bom trabalho!
Façam suas postagens até o dia 07/08. Coloque seu nome ao final de seu comentário.
Abs
Ivan Amaro
|