Eu não sabia por que o dia 15 é determinado como o dia do professor... Vamos lá... Talvez, seja verdade... Talvez, não...
Viajando pelos sites, descobri uma história que se repete... Em 1827, D.Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Este decreto foi assinado do dia 15 de outubro (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila). Conforme o decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Além disso, tratava de diversos outros assuntos: descentralização do ensino, salário dos professores, conteúdos básicos que todos os alunos deveriam aprender e até como deveria ser a contratação dos professores. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
A primeira comemoração do dia do professor só aconteceu em 1947, ou seja, 120 anos depois da assinatura do Decreto por D. Pedro I. A comemoração aconteceu numa escola pequena, localizada na Rua Augusta, em São Paulo. O "Caetaninho", como era chamado carinhosamente o Ginásio Caetano de Campos, foi palco dessa comemoração. O segundo semestre letivo foi de 01/06 a 15/12. Nesse ínterim, foram dedicados apenas 10 dias de férias. Com o objetivo de evitar o cansaço e, também, como forma de se analisar os rumos para o restante do ano, quatro professores tiveram a ideia de fazer uma parada durante um dia.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A comemoração foi um sucesso e disseminou-se pela cidade e pelo país. A data foi oficializada, em todo o território nacional como feriado escolar, no Decreto 52.682, de 14 de outubro de 1963.
O Decreto, assinado pelo então Presidente João Goulart, definia, em seu artigo 3o., o seguinte: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
E, assim, surgiu, oficialmente, o Dia do Professor!!
Mas, para comemorarmos, "condignamente"a data e, efetivamente, "enaltecermos a função de mestre na sociedade moderna" há que se fazer muito para que o respeito ao professor seja um princípio universal (respeito da sociedade em geral, dos governantes, dos legisladores, de todos)!...
Continuemos na luta por dignidade, por respeito, por formação adequada, por condições dignas de trabalho, por salários justos, por planos de carreira que estimulem a continuar na profissão e que incentivem novos professores a assumirem a carreira do magistério.
Bom dia do Professor a todos e a todas!!