1. - A organização escolar em ciclos, se contrapondo à organização seriada e que foi incorporada pela LDB 9394/96, em seu art. 23, provocou e ainda provoca grandes polêmicas. Segundo o autor, há tensões e grande curiosidade sobre o tema. Apresente as explicações e posições do autor sobre estas tensões.
2. - O autor afirma que experiências da organização em ciclos se colocam como campo rico para discutirmos concepções e práticas na formação de professores. Em que sentido esta discussão que temos realizado em nossas aulas contribuem para um maior conhecimento dessa modalidade de organização escolar? De que forma o nosso debate tem contribuído para o seu maior conhecimento acerca dessa organização?
3. - O texto é dividido em duas partes: na primeira o autor mostra “como a organização do trabalho em Ciclos de Desenvolvimento Humano nos leva a questionar e superar determinadas concepções e práticas de formação e qualificação, o que provoca um processo formador”. Na segunda parte, ele faz uma reflexão “sobre as virtualidades formadoras de todo o percurso de desconstrução da estrutura seriada e de construção de uma estrutura centrada nas temporalidades ou nos Ciclos de Desenvolvimento Humano”. Sintetize as idéias mais relevantes de cada uma das partes, comentando-as a partir da sua percepção.
4. - O autor, ao tratar da formação de professores, lança algumas idéias bastante conhecidas de vocês e que fazem parte de todo um conjunto de discussões sobre o assunto. Qual é a visão do autor sobre o perfil necessário do professor para atuar em escolas que são organizadas por ciclos? Diante da realidade que vocês conhecem no município de Duque de Caxias e nos municípios vizinhos, como a organização por ciclos foi implantada? Que conseqüências provocaram? Pelo conhecimento da realidade das escolas, como vocês avaliam o perfil dos educadores que atuam nos ciclos? Apresente exemplos, se possível.
5. - No texto, Miguel Arroyo afirma que há diversas concepções de ciclos. Há, para ele, alguns equívocos na organização em ciclos que algumas redes vêm implantando. Assim, o autor afirma que há concepções que deformam e concepções que formam. Que concepções deformam e que concepções formam para o autor?
6. - Sintetize o tópico intitulado “Requalificando dimensões permanentes de nosso ofício”, comentando as conclusões do autor.
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