quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Educação Matemática

Adição
Quando usar?

Roberto Perides Moisés e Luciano Castro Lima*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Para expressar um aumento da quantidade por meio de uma sentença matemática de adição é preciso, antes de tudo, saber identificar as situações em que se usa a soma.

Elas podem ser:

  • De juntar, reunir quantidades. Exemplos:

    a) O vaqueiro juntou os quinze bois deste curral com os vinte e um do outro curral.
    b) Seis laranjas mais nove.
    c) Quatro reais adicionados aos seis que trazia na carteira.

  • De acréscimos. Exemplos:

    a) Acrescentei dezoito selos aos quinhentos de minha coleção.
    sete garrafas acrescidas de nove.
    b) Em 1990, a população economicamente ativa era de 64.467.981 trabalhadores. De 1990 para 1996 aumentou de 9.670.460.

  • De sucessão, passagem de tempo; deslocamento em distâncias, etc. Exemplos:

    a) A minha idade daqui a quatro anos.
    b) O carro estava no quilometro 42 e percorreu ainda nove quilômetros.
    c) O sucessor de um número.
    d) O sucessor par de um número.

    Soma passo-a-passo

    Como resolver 324 + 452?

    a) Representamos 324 no ábaco:


    reprodução


    b) Ao somar 452, começamos com as unidades:


    reprodução


    c) Depois somamos as dezenas:


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    d) Então somamos as centenas:


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  • *Roberto P. Moisés é mestre em educação matemática (USP) e prof. do Col. Santa Cruz e das Universidades Sumaré e São Judas.Luciano Castro Lima é coordenador de matemática do Ceteac - Centro de estudos e trabalho em educação e cultura.

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    Fábrica de Resenha

    OS SIMPSONS - O FILME (2007)
    Quarta-feira, retorno de mais um dia de trabalho!
    "O que fazer?" Diria a minha mais nova antiga amiga Cida.
    "Ah, já sei... Vamos assistir ao filme dos Simpsons?"
    Fiquei um tanto quanto em choque, mas mantive a classe... É que não tinha a mínima noção de que ela tivesse uma atração pela família Simpsons. Nunca tinha ouvido ela comentar a respeito.

    "Eh, eh...vamos, sim" - respondi, sem conotar nenhum tipo de ironia ou desconforto. Ela não percebeu.
    A sala de cinema quase toda a nossa disposição...
    Inicia-se, então, um dos representantes mais críticos do "modus operandi" do "american way life"...

    Claro que é uma crítica muito lúcida e, talvez, muito atormentada do modo de viver e pensar americano.

    "Os Simpsons - o filme" não diferem quase nada do que já estamos acostumados a acompanhar pela televisão: crítica cáustica ao próprio modo de vida americano, posturas mais do politicamente incorretas, exacerbação nada ufanista e escrachada, enfim, o verdadeiro rosto de muitos americanos que se sentem os donos do mundo, os donos do poder...

    O humor atroz, vivaz, inteligente leva-nos a um misto de pensamento filosófico, psicológico, sociológico, antropológico... Principalmente, para nós, educadores que adoramos "teorizar" sobre o mundo!! As situações "cômicas" assumem vieses, muitas vezes, de profunda reflexão sobre o mundo, sobre as pessoas, sobre costumes, hábitos e culturas.

    No início, em plena igreja, o vovô Simpson é possuído por um espírito e faz premonições catastróficas. A cena do espírito incorporado é, no mínimo, intrigante, pois era quase visível a sobreposição de outras imagens que nos lembram grandes ritos de determinadas igrejas em nosso país. A alienação se coloca como eixo.

    A catástrofe anunciada envolve o ataque cruel da humanidade sobre a natureza e, conseqüentemente, a sua vingança. Lisa Simpson, com seu tom politicamente correto, assume a defesa do meio-ambiente. As reações da população de Springfield ao trabalho de conscientização de Lisa em muito se assemelham a posição tomada pelo EUA, no protocolo de Kyoto: "tô nem aí, não tenho nada com isso".

    E quem é que provoca o maior "desastre ambiental", em Springfield. Não poderia ser ninguém menos do que Homer!! Obviedade característica!

    Não poderia faltar, óbvio, a figura do presidente americano. Mas, não pensem que é o Bush quem aparece. O "Presidente dos EUA" é retratado pelo "rascunho" de ator e "dublê" de governador, o Sr. A. Schwarnegger.

    Assim, a cidade é isolada por uma redoma devido ao caos ambiental causado por Homer. A partir daí, o conflito se instaura. A família simpson se vê pressionada a fugir da cidade para o Alaska. E os fatos finais reservam doses certas de gargalhadas e alguma reflexão, se é que ainda é possível refletir sobre alguma coisa mais a esta altura da narrativa.

    O que fica como resultado é que o filme convence, diverte e leva-nos a pensar...e muito! Bom filme! Vale a pena!

    Ivan Amaro, em 05/09/2007







    Portfólios Eletrônicos EEPP III 2011

    Propósitos Gerais - EEPP 2

    1- Utilizar diversas ferramentas tecnológicas disponíveis na internet, proporcionando a expressão de ideias, pensamentos, reflexões e práticas por meio de linguagens diferenciadas, com a intenção de evidenciar as suas aprendizagens diversas, múltiplas;

    2. Evidenciar a integração entre teoria e prática no âmbito dos aspectos de organização da escola em ciclos, no ensino fundamental (princípios, práticas, projeto político pedagógico, planejamento escolar, avaliação,organização curricular, organização do trabalho pedagógico);

    3. Evidenciar os processos de aprendizagem relativos aos conhecimentos específicos apresentados na ementa da disciplina Escola Espaço Político Pedagógico 2;

    4. Vivenciar a avaliação formativa como princípio teórico/prático para o trabalho pedagógico do professor e dos graduandos de modo a propiciar uma atuação conjunta para promover as aprendizagens, além de servir como prática para pensar e praticar formas alternativas de avaliação na escola básica;

    5. Sistematizar as produções para evidenciar os progressos de suas aprendizagens; por meio de reflexões consistentes, fundamentadas, ilustradas com situações do cotidiano escolar;

    6. Utilizar linguagens diversas como forma de expressão das reflexões, das aprendizagens.

    Propósitos Gerais - EEPP 4

    1. 1- Utilizar diversas ferramentas tecnológicas disponíveis na internet,
    proporcionando a expressão de ideias, pensamentos, reflexões e
    práticas por meio de linguagens diferenciadas, com a intenção de
    evidenciar aprendizagens múltiplas;

    2. 2- Proporcionar a integração entre teoria e prática no âmbito dos
    aspectos de organização da escola do ensino fundamental (projeto político pedagógico, planejamento escolar, avaliação, organização curricular);

    3. 3- Evidenciar os processos de aprendizagem relativos aos conhecimentos específicos apresentados na ementa da disciplina Escola Espaço Político Pedagógico 4;

    4. 4- Vivenciar a avaliação formativa como princípio teórico/prático para o trabalho pedagógico do professor e dos graduandos de modo a propiciar uma atuação conjunta para promover as aprendizagens, além de servir como prática para pensar e praticar formas alternativas de avaliação na escola básica;

    5. 5- Sistematizar as produções para evidenciar os progressos nas aprendizagens; por meio de reflexões consistentes, fundamentadas;

    6. 6- Utilizar linguagens diversas como forma de expressão das reflexões, das aprendizagens.