segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Fim da "aprovação automática" no Rio

Após o 2o. turno das eleições, o prefeito eleito reafirmou, hoje, no RJ TV - 1a. edição, que acabará com a aprovação automática. Mas, o que significa esta aprovação automática no Rio de Janeiro? Em artigo publicado ontem no jornal "O Globo", Viviane Mosé traz alguns elementos para refletirmos sobre este assunto.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Formação de Professores e Qualidade da Educação

A formação de professores continua (ou se coloca mais ainda) no foco do debate que cerca as relações intrínsecas à qualidade da educação pública. Entretanto, alguns continuam insistindo numa formação extremamente pragmática, sem considerar que o professor não precisa apenas saber "o que ensinar", mas também compreender como os conteúdos a serem ensinados inserem-se em contextos ideológicos. Assim, não é suficiente saber "o que ensinar", nem "o como ensinar", mas saber "para que se ensina".

Em pesquisa realizada pela Fundação Carlos Chagas, podemos iniciar a problematização que se coloca no processo de formação inicial do professor. E, dentro dessa lógica, a discussão sobre formação teórica x formação prática.

Leia mais...

Pesquisa - Formação de professores para o ensino fundamental:instituições formadoras e seus currículos

O caminho para a qualidade

Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Qualidade do professor contribui para melhorar desempenho dos alunos

Leia a reportagem acima e deixe aqui suas contribuições para o debate.

Autonomia no processo de alfabetização deve ser estimulada

O artigo acima contribui para discutirmos formas de trabalho dentro da sala de aula que promovam a constituição de um aluno ativo, compromissado com sua aprendizagem e elaborador de conhecimentos. Focalizar no desenvolvimento da autonomia do aluno é tarefa a ser pensada, com muito critério, pelo professor alfabetizador. Assim, o aluno será formado numa perspectiva emancipatória, superando a visão submissa da educação bancária.

Deixe seu comentário sobre o texto. Este espaço é para discutirmos, debatermos, trocarmos idéias.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Sistema Nacional Público de Formação de Profissionais do Magistério

O MEC lançou no dia 11/10/2008 a minuta do decreto que instituirá o Sistema Nacional Público de Formação de Professores do Magistério. A minuta do decreto que institui o Sistema encontra-se aberto à consulta pública até 24 de novembro.
O texto está disponível acima. Clique no título desta postagem e vocë acessará a proposta.
As sugestões podem ser enviadas para o e-mail formacao.magisterio@capes.gov.br.

domingo, 19 de outubro de 2008

Reativando o BLOG

Pessoal, estou reativando o BLOG! Ele ficou parado desde o final de 2007. Espero poder alimentá-lo e contar com a contribuição de todos aqueles que discutem educação.

Aguardo a visita e a contribuição de todos.

Ivan Amaro

Fábrica de Resenha

OS SIMPSONS - O FILME (2007)
Quarta-feira, retorno de mais um dia de trabalho!
"O que fazer?" Diria a minha mais nova antiga amiga Cida.
"Ah, já sei... Vamos assistir ao filme dos Simpsons?"
Fiquei um tanto quanto em choque, mas mantive a classe... É que não tinha a mínima noção de que ela tivesse uma atração pela família Simpsons. Nunca tinha ouvido ela comentar a respeito.

"Eh, eh...vamos, sim" - respondi, sem conotar nenhum tipo de ironia ou desconforto. Ela não percebeu.
A sala de cinema quase toda a nossa disposição...
Inicia-se, então, um dos representantes mais críticos do "modus operandi" do "american way life"...

Claro que é uma crítica muito lúcida e, talvez, muito atormentada do modo de viver e pensar americano.

"Os Simpsons - o filme" não diferem quase nada do que já estamos acostumados a acompanhar pela televisão: crítica cáustica ao próprio modo de vida americano, posturas mais do politicamente incorretas, exacerbação nada ufanista e escrachada, enfim, o verdadeiro rosto de muitos americanos que se sentem os donos do mundo, os donos do poder...

O humor atroz, vivaz, inteligente leva-nos a um misto de pensamento filosófico, psicológico, sociológico, antropológico... Principalmente, para nós, educadores que adoramos "teorizar" sobre o mundo!! As situações "cômicas" assumem vieses, muitas vezes, de profunda reflexão sobre o mundo, sobre as pessoas, sobre costumes, hábitos e culturas.

No início, em plena igreja, o vovô Simpson é possuído por um espírito e faz premonições catastróficas. A cena do espírito incorporado é, no mínimo, intrigante, pois era quase visível a sobreposição de outras imagens que nos lembram grandes ritos de determinadas igrejas em nosso país. A alienação se coloca como eixo.

A catástrofe anunciada envolve o ataque cruel da humanidade sobre a natureza e, conseqüentemente, a sua vingança. Lisa Simpson, com seu tom politicamente correto, assume a defesa do meio-ambiente. As reações da população de Springfield ao trabalho de conscientização de Lisa em muito se assemelham a posição tomada pelo EUA, no protocolo de Kyoto: "tô nem aí, não tenho nada com isso".

E quem é que provoca o maior "desastre ambiental", em Springfield. Não poderia ser ninguém menos do que Homer!! Obviedade característica!

Não poderia faltar, óbvio, a figura do presidente americano. Mas, não pensem que é o Bush quem aparece. O "Presidente dos EUA" é retratado pelo "rascunho" de ator e "dublê" de governador, o Sr. A. Schwarnegger.

Assim, a cidade é isolada por uma redoma devido ao caos ambiental causado por Homer. A partir daí, o conflito se instaura. A família simpson se vê pressionada a fugir da cidade para o Alaska. E os fatos finais reservam doses certas de gargalhadas e alguma reflexão, se é que ainda é possível refletir sobre alguma coisa mais a esta altura da narrativa.

O que fica como resultado é que o filme convence, diverte e leva-nos a pensar...e muito! Bom filme! Vale a pena!

Ivan Amaro, em 05/09/2007







Portfólios Eletrônicos EEPP III 2011

Propósitos Gerais - EEPP 2

1- Utilizar diversas ferramentas tecnológicas disponíveis na internet, proporcionando a expressão de ideias, pensamentos, reflexões e práticas por meio de linguagens diferenciadas, com a intenção de evidenciar as suas aprendizagens diversas, múltiplas;

2. Evidenciar a integração entre teoria e prática no âmbito dos aspectos de organização da escola em ciclos, no ensino fundamental (princípios, práticas, projeto político pedagógico, planejamento escolar, avaliação,organização curricular, organização do trabalho pedagógico);

3. Evidenciar os processos de aprendizagem relativos aos conhecimentos específicos apresentados na ementa da disciplina Escola Espaço Político Pedagógico 2;

4. Vivenciar a avaliação formativa como princípio teórico/prático para o trabalho pedagógico do professor e dos graduandos de modo a propiciar uma atuação conjunta para promover as aprendizagens, além de servir como prática para pensar e praticar formas alternativas de avaliação na escola básica;

5. Sistematizar as produções para evidenciar os progressos de suas aprendizagens; por meio de reflexões consistentes, fundamentadas, ilustradas com situações do cotidiano escolar;

6. Utilizar linguagens diversas como forma de expressão das reflexões, das aprendizagens.

Propósitos Gerais - EEPP 4

1. 1- Utilizar diversas ferramentas tecnológicas disponíveis na internet,
proporcionando a expressão de ideias, pensamentos, reflexões e
práticas por meio de linguagens diferenciadas, com a intenção de
evidenciar aprendizagens múltiplas;

2. 2- Proporcionar a integração entre teoria e prática no âmbito dos
aspectos de organização da escola do ensino fundamental (projeto político pedagógico, planejamento escolar, avaliação, organização curricular);

3. 3- Evidenciar os processos de aprendizagem relativos aos conhecimentos específicos apresentados na ementa da disciplina Escola Espaço Político Pedagógico 4;

4. 4- Vivenciar a avaliação formativa como princípio teórico/prático para o trabalho pedagógico do professor e dos graduandos de modo a propiciar uma atuação conjunta para promover as aprendizagens, além de servir como prática para pensar e praticar formas alternativas de avaliação na escola básica;

5. 5- Sistematizar as produções para evidenciar os progressos nas aprendizagens; por meio de reflexões consistentes, fundamentadas;

6. 6- Utilizar linguagens diversas como forma de expressão das reflexões, das aprendizagens.